O QUE É A AROMATERAPIA?

,

O QUE É A AROMATERAPIA?

Como o próprio nome indica (‘aroma’ significa cheiro agradável e ‘terapia’, tratamento), é uma técnica terapêutica que utiliza substâncias aromáticas naturais – os óleos essenciais das plantas para melhorar a saúde física, mental e emocional.

A Aromaterapia utiliza diversas formas de aplicação (como massagens, banhos, inalações, entre outras) que auxiliam na cura dos sintomas e das causas. Os óleos essenciais gentilmente atuam no corpo, restaurando nossas energias curativas e proporcionando o balanceamento entre corpo, mente e espírito.

PRINCIPAIS ÓLEOS E APLICAÇÕES:

1. Óleo essencial de lavanda

Bom para: relaxar e aliviar a TPM. O aroma é um gatilho para uma reação de “descansar e digerir”, promovendo o relaxamento. Ele também ameniza sintomas da TPM, como confusão mental e depressão.

2. Óleo essencial de alecrim

Bom para: elevar o poder do cérebro. Sentir esse óleo melhora a precisão em tarefas mentais exigentes, diz estudo. Outra pesquisa revelou que o aroma deixa as pessoas com a sensação de frescor e com a mente estimulada.

3. Óleo essencial de camomila

Bom para: melhorar o emocional. Possui ação relaxante, eliminando a tensão, raiva e medo. Ótimo calmante para o sistema nervoso e para hiperativos.

4. Óleo essencial de noz moscada

Bom para: melhorar o ânimo. Óleo essencial do entusiasmo com aroma estimulante e animador. Traz sensação de bem estar, felicidade e confiança. Ótimo para tratamento de depressão.

5. Óleo essencial ylang ylang

Bom para: melhorar a autoestima. Óleo essencial que desperta a sensualidade, aumenta a autoestima e reduz a ansiedade. Possuí um caráter afrodisíaco que produz a sensação de sensualidade e feminilidade.